Sobre o curso

Entregando maior eficiência e racionalidade na produção agrícola, a Agricultura de Precisão tornou-se um tema comum, mas que ainda demanda pessoal qualificado.

Impulsionada pelo avanço tecnológico em máquinas, equipamentos agrícolas e eletrônica embarcada, a Agricultura de Precisão usa informações geoespaciais (orientação via sistemas de navegação via satélite) para analisar e corrigir a variação espacial e/ou temporal dos fatores de produção, assim, o uso de corretivos, fertilizantes e defensivos agrícolas é feito de modo mais racional, aplicando a quantidade certa, no local certo e na hora correta.

Esteja alinhado com as principais tendências do agronegócios, se torne mais competitivo no mercado profissional e/ou ainda descubra  como a Agricultura de Precisão pode aumentar a produtividade de sua lavoura. Se inscreva em nosso curso e esteja apto a executar seu primeiro projeto de manejo da fertidilidade de solos.

Metodologia

Dividido em atividades teóricas e práticas, o participante terá acesso ao conteúdo a qualquer instante, podendo ainda participar de aulões e plantões de dúvidas online.

Além disso, os participamentes serão treinados no uso de softwares de informações geográficas, aplicativos de navegação via satélite (GPS/GNSS) e na coleta de amostras de solos. 

Ao final, o estudante terá em mãos todo o ferramental básico necessário para realização de projetos de Agricultura de Precisão visando manejo da fertilidade de solos.

Instrutores

Dr. Wesley Esdras Santiago – Eng. Agrônomo, mestre e doutor em Engenharia Agrícola. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Têm experiência em sensoriamento agrícola proximal, agricultura de precisão e instrumentação agrícola. Na região de Unaí tem desenvolvido projetos em áreas de grãos e cafés.

Dr. Igor Alexandre – Zootecnista, mestre e doutor em Zootecnia com ênfase em manejo e conservação do solo e das pastagens. Atualmente é técnico em laboratório de Pedologia do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (ICA/UFVJM) e professor do curso de Agronomia da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Unaí (FACTU). Tem experiência na área de recuperação, manejo e conservação do solo e agricultura de precisão. Na região de Unaí tem desenvolvido projetos de identificação de solos e mapeamento pedológico.

Conteúdo Programático

Treinamento Teórico

  1. Definição e conceitos de AP
  2. Sistema Global de Navegação por Satélite - GNSS
  3. Aplicações de AP a partir de Sensoriamento Orbital e Proximal

Treinamento Prático

  1. Instalação e ambientação em Software de Informações Geográficas (Qgis)
  2. Complementos básicos e funções vinculadas a projetos de AP
  3. Demarcação de áreas e talhões
  4. Criação e manipulação de malhas regulares para amostragem sistemática
  5. Edição e impressão de mapas
  6. Ferramentas para identificação de pontos amostrais em campo
  7. Procedimentos para coleta de amostras de solos