Sobre o curso

Este curso compreende uma pequena a área dentro da engenharia voltada ao projeto de máquinas automáticas e controle de processos agroindustriais. Para isso são utilizados elementos sensores, elementos atuadores, sistemas de controle, sistemas de supervisão e aquisição de dados e outros métodos que utilizem os recursos da elétrica, mecânica e computação.

Esteja alinhado com as principais tendências do agronegócios, se torne mais competitivo no mercado profissional. Se inscreva em nosso curso e esteja apto a implementar projetos básicos de automação.

Metodologia

Dividido em atividades teóricas e práticas, o participante terá acesso ao conteúdo a qualquer instante, podendo ainda participar de aulões e plantões de dúvidas online.

 

Ao final, o estudante terá em mãos todo o ferramental básico necessário para realização de projetos básicos de automação e controle.

Instrutores

Dr. Wesley Esdras Santiago – Eng. Agrônomo, mestre e doutor em Engenharia Agrícola. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Têm experiência em sensoriamento agrícola proximal, agricultura de precisão e instrumentação agrícola. Na região de Unaí tem desenvolvido projetos em áreas de grãos e cafés.

Conteúdo Programático

Treinamento Teórico

1. Introdução e definições gerais a respeito de sistemas de controle e automação. 

2. Conceitos de regulagem automática e ações de controle.

3. Instrumentação e princípios de automação de processos.

4. Sistemas de controle em malha aberta e malha fechada.

5. Aplicação dos sistemas de controle em máquinas, implementos e plantas agroindustriais.

Treinamento Prático

Implementação de Diagramas de Blocos

Simulação de Sistemas em Malha Aberta e Malha Fechada

Prototipagem de Sistema de Controle em Arduíno